Segurança do Trabalho

Principais Serviços de Segurança do Trabalho para sua Empresa


Documento que comprova que a empresa não possui riscos ambientais que possam prejudicar a saúde e a integridade física dos trabalhadores, substituindo o PGR para as empresas que se enquadram nos critérios.É obrigatório ter o LTCAT (Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho) para todas as empresas que possuam funcionários contratados pelo regime CLT, mesmo que não haja exposição a agentes nocivos.”

Obrigatório para empresas regidas pela CLT e entrou em vigor com a nova Norma Regulamentadora 1 (NR-1) do Ministério do Trabalho. É um conjunto de procedimentos e medidas para identificar, avaliar e controlar os riscos ocupacionais em uma empresa. O objetivo é a melhoria contínua da segurança e saúde dos trabalhadores.

Conjunto de ações de segurança do trabalho para proteger os trabalhadores contra a inalação de agentes nocivos como poeiras, fumos, gases e vapores.

Conjunto de ações contínuas para proteger a audição dos trabalhadores expostos a níveis de ruído perigosos.


Documento técnico elaborado de acordo com as Normas Regulamentadoras 15 e 16 (NR-15 e NR-16) do Ministério do Trabalho que avalia e atesta se o ambiente de trabalho ou a atividade exercida expõe o trabalhador a riscos que prejudicam a saúde (insalubridade) ou a integridade física (periculosidade), fundamental para garantir o pagamento de adicionais e evitar processos trabalhistas.

Documento existente para comprovar a exposição a riscos, seja para garantir o direito à aposentadoria especial dos trabalhadores, seja para apresentar o documento em fiscalizações do INSS ou do ministério da previdência social.

Análise que identifica riscos e problemas em um ambiente de trabalho para adaptá-lo às características físicas, cognitivas e emocionais dos trabalhadores, visando prevenir lesões, melhorar o desempenho e aumentar o conforto.


Avaliações Quantitativas

  • Avaliação Quantitativa de Agentes Químicos: Mede a concentração de agentes químicos no ambiente de trabalho por meio de equipamentos específicos para coleta e análise de amostras.
  • Avaliação Quantitativa de Calor: Realiza a medição objetiva da exposição dos trabalhadores a agentes térmicos, assegurando conformidade com normas de segurança.
  • Avaliação Quantitativa de Ruído: Avalia os níveis de pressão sonora através de medições precisas, identificando riscos e garantindo atendimento à legislação vigente.
  • Avaliação Quantitativa de Vibração: Obtém dados numéricos da exposição a vibrações localizadas (mãos e braços) ou de corpo inteiro, comuns em empilhadeiras e ferramentas manuais.